True Detective X Seven – Criando luz na escuridão

O filme Seven – O Sete Crimes Capitais (1995), dirigido por David Fincher e escrito por Andrew Kevin Walker, e a série True Detective, criada e escrita por Nic Pizzolato e exibida pela HBO, foram marcos do suspense policial cada uma à sua época e com sua linguagem particular. Apesar de realizadas para mídias diferentes, ambas possuem uma estrutura narrativa bastante familiar. Ambas apresentam uma dupla de policiais que investigam misteriosos assassinatos ritualísticos.

Os detetives Somerset (Morgan Freeman) e Rust Cohle (Matthew McConaughey) apresentam inteligência acima da média, possuem uma alta carga cultural literária e filosófica e encaram de forma semelhante a capacidade do homem de praticar o mal aos seus semelhantes. Em contraste, seus parceiros, Mills (Brad Pitt) e Marty Hart (Woody Harrelson), possuem uma visão de mundo bastante objetiva, são temperamentais e reducionistas quanto aos seus papéis na sociedade. Ainda assim, não são apenas essas as características que diferenciam essas produções de outras do mesmo gênero, as tornando inovadoras.

Michael Tucker, do canal do Youtube Lessons from the Screenplay, fez um vídeo ensaio mostrando como as visões de mundo e o desenvolvimento dos personagens das duas produções, e o embate deles contra seus antagonistas, refletem bem os temas das histórias, estranhamente semelhantes.

O vídeo, por sua natureza, possui vários spoilers!