Narcos: A Ascensão do Cartel de Cáli

A segunda temporada de Narcos terminou com a morte de Pablo Escobar em um tiroteio contra a polícia, mas já estávamos avisados que a guerra contra o narcotráfico iria continuar, ao menos por mais duas temporadas. A Netflix divulgou trailer e data de estreia da terceira temporada, dia 1º de Setembro.

O foco da série agora será o Cartel de Cáli, organização que tomou o lugar do Cartel de Medellín de Escobar. “Desde o início quando decidimos chamar a série de Narcos ao invés de Pablo Escobar, sempre tive em mente continuar contando a história da cocaína. Queríamos contar uma história sobre a guerra das drogas e não apenas sobre uma pessoa ou organização. Sempre tivemos o plano de continuar”, declarou o produtor Eric Newman.

Newman ainda comentou sobre as diferenças entre os dois cartéis de drogas: “Diferente de Escobar, que se colocou como um fora da lei, Cáli se tornou parte do sistema. Eles compraram suas posições dentro dele, e passaram a ter um tipo de proteção que Pablo não tinha. Pablo era protegido pelas pessoas que o amavam e Cáli contava com a proteção política e de um sistema econômico engenhosamente criado por eles. São tipos diferentes de vilões. Enquanto Pablo era um organismo de uma única célula, Cali era um organismo complexo e multicelular”.

Liderada por Gilberto Orejuela (Damina Alcazar), o Cartel de Cáli se tornou uma organização internacional, operando em bases no México e em Nova York. Os companheiros de Orejuela são Miguel Rodriguez (Francisco Denis), o cérebro das operações, Pacho Herrera (Alberto Ammann), o assassino encarregado dos negócios no México, e Chepe Santacruz Londoo (Pepe Rapazote), responsável por Nova York. Quatro reis da droga que se tornaram mais ricos e mais poderosos que Pablo Escobar. Apenas menos famosos.

Steve Murphy (Boyd Holbrook), o agente do DEA que perseguiu Escobar por duas temporadas, na vida real deixou a Colombia um ano após a morte do traficante. Dessa forma, Murphy não voltará para a terceira temporada, ao menos não mais em um papel de protagonista. O ator lembrou que Steve ainda trabalhou no DEA durante um bom tempo, dando espaço para algum tipo de participação eventual. Sendo assim, o cínico agente Javier Peña (Pedro Pascal) receberá o auxílio de dois novos personagens, Chris Feistl e Daniel Van Ness, dois americanos que se ofereceram para ir à Colômbia enfrentar o Cartel de Cáli.