A arte Thrash Metal de Ed Repka

Holocausto nuclear, retratos de um mundo pós-apocalíptico, alienígenas, monstros e políticos corruptos. Avisos ameaçadores do apocalipse iminente e terríveis visões de um futuro radioativo ou distópico são temas recorrentes em composições de bandas de Thrash Metal. Ed Repka se tornou referência máxima em ilustrações de capas deste sub-gênero do Heavy Metal.

No início da década de 80, a arte de Repka começou a se destacar inicialmente ao trabalhar para a gravadora Relativity Records, e então outros selos e bandas começaram a requisitar seus trabalhos. Composições de impacto, cores brilhantes e conteúdo agressivo. As temáticas do Thrash Metal se alinharam perfeitamente a sua predileção, surgida desde a infância, incentivada por histórias de horror e monstros. Sua influência para começar a desenhar veio de Frazetta, the Hildabrandt Brothers, artistas dos quadrinhos como Steve Ditko, Wally Wood, Jack Kirby e John Romitta, ilustradores como Boris, Michael Whelan, Basil Gogos, H.R. Geiger e James Bama. Qualquer um que retratasse o tipo de temática que o atraia.

A capa que o pôs em evidência na cena metálica foi Peace Sells do Megadeth, onde surgiu pela primeira vez o personagem Vic Rattlehead, que passou a ser a mascote da banda. A partir de então, vieram Nuclear Assault, Sanctuary, Massacre, Death, Defiance, Toxik, Toxic Holocaust, Necro, Merciless Death, Hexen e várias outras bandas. Apesar dos estilos extremos do metal o terem destacado no mundo das ilustrações, Repka não trabalha exclusivamente para estes estilos e confessa não ter o hábito de ouvir heavy metal tanto quanto seus trabalhos sugerem. “O que me atrai nessa área é o imaginário, atitude e liberdade para pintar imagens loucas.” Nunca ouve as músicas ou lê as letras antes de preparar um novo trabalho para alguma banda, apenas o título do álbum ou algum conceito da banda para ajudar no processo. A criação de uma ilustração dura cerca de 4 semanas. Apaixonado por figuras de ação, Repka trabalha desde 2002 como diretor de arte na NECA, onde já desenhou figuras e bases para Hellraiser, Hallowen, Sexta-Feira 13, Freedy vs. Jason, Kill Bill e Piratas do Caribe.

“A Arte Thrash é basicamente sobre raiva e agressão. Isso é frequentemente direcionado para a sociedade e aos políticos. Então, a melhor forma de retratar o desgosto com os males da guerra e a corrupção dos políticos é mostrar seus resultados horríveis. O contexto da arte em um álbum serve como um duelo entre um aviso e uma celebração de desastres. Usando cores e composições agressivas e situações terríveis alusivas a caos e morte, a mensagem está claramente ilustrada.”