Trens Estreitamente Vigiados – sensualidade tcheca contra a repressão nazista

Lá pela década de 1960, o cinema tchecoslovaco passava por franco crescimento impulsionado por uma ótima fase criativa. Diretores como Vera Chytilova, Jaromil Jires, Milos Forman, Vojtech Jasny, Jiri Menzel, Evald Schorm, Jan Kadar e Elmar Klos faziam uma espécie de nouvelle vague tcheca que era sucesso entre público e crítica até que o advento de um novo regime político, garantido pela presença de tropas soviéticas em 1968, deixou a sétima arte sob a mira de tanques de guerra do regime comunista. Vários títulos tiveram sua exibição proibida e os cineastas se dispersaram.

Milos Forman é provavelmente o nome mais famoso dessa leva. Conseguiu continuar seu trabalho e dirigiu, entre outros não menos famosos, Um Estranho No Ninho (One Flew Over the Cuckoo’s Nest, 1975) e Amadeus (1984), ambos premiados com estatuetas do Oscar. Jirí Menzel, também fugiu para os Estados Unidos onde amargou uns tempos difíceis sem trabalho.

View post on imgur.com


Trens Estreitamente Vigiados foi justamente a estreia cinematográfica de Menzel. Um negócio tão carismático que rendeu o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e pode ser visto até hoje sem passar a impressão de ser um “filme velho” visto a universalidade dos temas que aborda, como a repressão sexual e a revolta social, além dos dramas típicos da juventude. O filme poderia passar tranquilamente como uma divertida e descompromissada comédia adolescente, mas consegue ir além, se tornando uma peça de registro histórico, um drama pessoal permeado por crítica política, misturando o pesado ar da guerra com as desventuras de um jovem que não sabia lidar com sua fragilidade ante a figura feminina e tinha dúvidas acerca de seu papel no complexo jogo da guerra.

Baseado em romance escrito por Bohumil Hrabal, Trens Estreitamente Vigiados conta a história de Milos Hrma (Václav Neckár), um jovem que orgulhosamente se torna aprendiz de sinaleiro em uma estação ferroviária da Theckolosvaquia, país que, à época da história do filme, estava ocupado pelo exército nazista alemão já nos últimos momentos da Segunda Guerra Mundial. As razões do orgulho de Milos não são poucas. Ter um emprego naquele momento era uma oportunidade rara e esse era considerado um trabalho importante e ainda poderia de certa forma seguir os passos do pai, outrora ótimo funcionário e agora invejado aposentado que passa os dias deitado no sofá.

View post on imgur.com


Enquanto sua mãe o veste para seu primeiro dia, Milos conta um pouco da história de alguns membros de sua família. Histórias como a do avô, um mágico que tentou hipnotizar as tropas alemãs para impedir que invadissem Praga, mas terminou esmagado por um tanque de guerra. Já vemos que não se trata de uma família lá muito normal.

Na estação, conhecemos uma série de personagens insólitos. O chefe do lugar passa a maior parte do tempo com seus pombos estimação, enquanto sua esposa cuida dos afazeres domésticos. Lá também encontramos o sinaleiro Hubicka (Josef Somr), personagem que vai ser responsável pelas cenas mais cômicas e picantes do filme, em especial a que ele carimba a bunda de uma jovem funcionária em um jogo erótico durante uma noite de plantão, despertando a fúria da mãe da donzela, que busca as autoridades para investigarem e punirem o funcionário molestador.

View post on imgur.com


Com tantas tchecas desfilando sorridentes pela tela, praticamente esquecemos que há uma guerra mundial em curso, até que um líder nazista chega e apresenta em um mapa como estão as batalhas. Com um papo incrível de político, ele fala que as tropas alemãs recuaram em todos os frontes, mas que tudo não passa de uma artimanha para pegar os inimigos de surpresa. Assim, passa os documentos com as tais instruções que justificam o título do filme. Os trens carregando soldados ou munições para a guerra devem ter prioridade absoluta de passagem. Devem ser estreitamente vigiados.

View post on imgur.com


Em meio aos acontecimentos do cotidiano na estação ferroviária, temos o caso de ejaculação precoce de Milos. Após uma noite fracassada com sua namorada, a simpática Masa (Jitka Scoffin) o rapaz decide ir a um prostíbulo e cortar os pulsos na banheira. Seu avô tentou ser um herói e morreu. Ele primeiro deve vencer a ejaculação precoce para então conseguir lutar contra os nazistas? Fracassada a tentativa de suicídio, é aconselhado pelo médico a procurar uma mulher mais experiente, busca que leva a mais situações hilárias. Por fim, o jovem se vê envolvido em uma conspiração para explodir um dos trens nazistas e seu destino como homem e herói parece prestes a se concretizar.

View post on imgur.com


Trens Estreitamente Vigiados mostra como nossos destinos estão ligados a eventos maiores e inescapáveis. Há uma sobreposição de elementos de tragédia com obscenidade do início ao fim, permeando um clima cômico em meio aos vapores tóxicos da guerra. O diretor espalha sugestivas imagens de teor sexual em vários momentos, como a cena na qual a esposa do chefe da estação está empurrando forçadamente comida no bico de um ganso enquanto Milos a questiona sobre seu “problema”. Durante a sindicância para apurar o comportamento fornicador de Hubicka, o oficial nazista compara o povo tcheco a animais sorridentes, o que na verdade soa como um grande elogio vindo de um representante de uma força genocida repressora.

Trens Estreitamente Vigiados (Ostre sledované vlaky, 1966)
Diretor: Jirí Menzel
Gênero: Comédia; Drama;
Duração: 1h33min

Deixe uma resposta