Segredos De Um Funeral – Robert Duvall, Bill Murray e Sissy Spacek em uma reflexiva tragédia humana

Uma pessoa não escolhe se suicidar apenas se matando. Escolher deixar de viver também é uma forma de suicídio, e essa ocorre das formas mais variadas. Alguns se tornam caminhantes nômades, singrando estradas e rodovias infinitamente, outros se entregam a um vício degenerativo e alguns apenas caem em uma depressão contínua. Em Segredos de Um Funeral, temos a história de alguém que resolveu simplesmente desistir e aguardar a morte física.

Isolado em uma propriedade rural do interior dos Estados Unidos, Felix Bush (Robert Duvall) se tornou um sujeito caricato, o bicho papão do qual as crianças têm medo e o ermitão renegado sobre o qual os adultos sussurram pelos cantos. Quando em uma das raras visitas ao centro da pequena cidade, Buddy (Lucas Black) e Frank Quinn (Bill Murray) descobrem que Bush deseja organizar seu próprio funeral e veem a oportunidade de oferecer seus serviços, salvando o negócio, uma mortuária à beira da falência. Bush é dono de uma grande propriedade rural e não tem nenhum herdeiro, propondo assim a organização de um evento em que todos que comparecerem possam contar uma história sobre ele, tendo também a oportunidade de participar de um sorteio para concorrer às suas posses quando finalmente falecer. Ao final, o próprio Bush contaria o segredo de sua vida.

Movidos pela curiosidade e oportunidade de ganhar suas terras, os cidadãos ficam em polvorosa pelo evento. O dinheiro das inscrições para o funeral, arrecadado por Frank e Buddy, também se torna uma tentação para todos, suscitando uma desconfiança entre patrão, empregado e contratante. A exceção entre os moradores do lugar é Mattie Darrow, interpretada pela Sissy Carrie – A Estranha – Spacek, a única que ainda guarda algum tipo de sentimento positivo por Bush. Os dois voltam a se falar, mas velhas feridas são reabertas.

Bush parece um tipo de personagem caricato, um ermitão enfezado em uma cidade de caipiras na década de 1930, e o filme possui alguns tons de comédia mas, à medida em que a história se desenvolve e os motivos do comportamento do personagem vão se descortinando, descobrimos que se trata de alguém que vive em dor, em uma espécie de penitência contínua que apenas a morte pode redimir completamente. Com um roteiro forte e um dream team de veteranos no elenco o resultado é um grande filme que envolve mistério, humor e drama.

Qual foi o gatilho que o levou Bush a uma vida isolada? Essa curiosidade vai em um crescendo até atingir o ápice e se resumir de forma ríspida, condizente com o comportamento do protagonista. É então que o que havia de cômico na história se esvai e o que seria um evento no mínimo curioso assume ares de um verdadeiro funeral tanto para os participantes quanto para a audiência.  

Segredos de Um Funeral (Get Low, 2009)
Direção: Aaron Schneider
Gênero: Drama
Elenco: Robert Duvall; Bill Murray; Sissy Spacek
Duração: 1h43min