Volta e meia ainda surge uma produção que aborda o mito do vampiro de forma diferenciada. Essa inovação no subgênero do terror foi concebida pela diretora e roteirista Ana Lily Amirpour, que praticamente fabricou um filme estrangeiro em território americano.
A história se passa na cidade de Bad City, um local fictício supostamente localizado no Oriente Médio, encoberto por uma aura de depressão e desilusão. Aparentemente a vida no lugar não vale muito, visto as dezenas de corpos jogados ao ar livre em uma vala na periferia. Arash (Arash Marandi) trabalha como jardineiro em uma mansão. Em casa, seu pai, Hossein (Marshal Manesh) é um viciado em heroína ameaçado pelo traficante local, Saeed (Dominic Rains), também o cafetão da área. A vida de todos os personagens vai sofrer algum tipo de alteração quando cruzarem com uma vampira em seu passeio noturno.
Arash tem um visual que mistura Marlon Brando com James Dean. Posudo, inicia o filme roubando um gato gordo (o felino inicialmente nem estava no roteiro, mas a diretora resolveu colocá-lo na história, o que acabou tendo consequências importantes para o desfecho da trama). Mas a pose é apenas figurativa. Arash é um jovem amargo e solitário que se escora no individualismo e consumismo, características relacionadas ao “american way of life”. A coisa mais importante em sua vida parece ser seu carro, que termina sendo confiscado por Saeed para pagar as dívidas de Hossein, intensificando ainda mais o atrito entre pai e filho. Hossein aparentemente caiu no vício após a morte da esposa, se entregando à heroína e à companhia de prostitutas, quando pode pagar por elas.
Saindo de uma festa à fantasia, após ser rejeitado pela bela filha dos donos da mansão onde trabalha, Arash, sob os efeitos do ecstasy, topa com a vampira nas ruas desertas de Bad City. Dois infelizes solitários se encontram na noite. Nesse estranho fim de rolé, surge uma amizade improvável que poderá alterar a trajetória de ambos, talvez levar até à redenção de um deles.
A vampira do filme, interpretada pela atriz Sheila Vand, uma americana descendente de iranianos, constrói a silenciosa personagem por meio das expressões faciais, postura corporal e especialmente o olhar melancólico, vazio. Todas as noites ela caminha pelas ruas da cidade, avaliando possíveis vítimas. Qual a moralidade da vampira? Aparentemente o principal critério que ela utiliza para escolher suas vítimas são homens que agridem mulheres. A cena mais tensa, assustadora e esclarecedora de seu caráter é quando ela aborda uma criança voltando para casa.
Ao contrário do que parece, por conta do elenco, da língua persa (farsi) e dos campos de petróleo ao fundo da cidade, o filme foi gravado na Califórnia e não no Oriente Médio. É uma produção que consegue agradar aficionados por vampiros e por felinos. O gato Masuka é um personagem chave para a trama. A diretora descreveu o filme como uma mistura de Sergio Leone com David Lynch.
A violência gráfica acontece, com presas, sangue e pedaços de corpos, mas o terror não é o principal gênero da trama, centrada em um drama sobre vidas perdidas e desperdiçadas, sobre o vazio da existência e a solidão, ao som de uma espécie de new wave gótico reproduzido por discos de vinil. A sensualidade e a sexualidade dos vampiros também se apresenta, incluindo até nudez parcial, mas totalmente sem paixão, fria. A protagonista, para todos os efeitos, está morta por dentro, tornando o romance entre ela e Arash apenas um consenso de solitários que se escoram um no outro como única alternativa.
Garota Sombria Caminha Na Noite apresenta mais estilo que conteúdo cerebral, mas é corajoso ao oferecer um filme sem redenção. Pecados são cometidos e ignorados numa mistura de cinismo e desespero, expostos e deixados ao ar livre tal qual os corpos descartados na vala da cidade. Nada se resolve, mas a morte torna tudo definitivo, inescapável, forçando a uma escolha falsa entre a felicidade e o luto.
Garota Sombria Caminha Na Noite (A Girl Walks Home Alone at Night, 2014)
Gênero: Terror/Drama
Diretora: Ana Lily Amirpour
Elenco: Sheila Vand, Arash Marandi, Marshall Manesh
Duração: 1h41min