Nathan Never: um universo de referências cinematográficas

Uma das características das produções da italiana Sergio Bonelli é a inserção de várias referências cinematográficas em seus títulos, como já mostrado aqui. Dentre todos as publicações da editora, Nathan Never é provavelmente aquela que apresenta o maior número de referências em suas histórias.

Concebida por Michele Medda, Bepi Vigna e Antonio Serra, a série foi lançada em 1991. A principal inspiração do título é o filme Blade Runner – O Caçador de Androides, de 1982, dirigido por Ridley Scott. Em um mundo futurista no qual a tecnologia avançada acentuou ainda mais a divisão de classes sociais, Nathan Never trabalha para a Agência Alfa, uma espécie de polícia privada.

Nesse universo, os seres humanos convivem (na verdade, evitam conviver) com mutantes e androides em um planeta Terra que,  apesar de ser tecnologicamente desenvolvido, conseguiu manter e até ampliar os problemas que já conhecemos no século XXI. A tecnologia contrasta com uma sociedade decadente em vários aspectos, dominada por mega corporações.

O agente Never passou por eventos traumáticos que o levaram a reconsiderar suas atitudes, mas tarde demais. Assim, se mostra apegado a objetos de um passado que não viveu, vivendo com um espírito carregado de culpa em um mundo sorumbático no qual é pago para ajudar apenas quem pode pagar.

Abaixo, apontamos algumas referências cinematográficas encontradas em suas primeiras histórias. Nathan Never atualmente está no número 322, contando ainda com outras edições especiais.

Alien – O Oitavo Passageiro

Legs Weaver, a parceira de Nathan na Agência Alfa, tem seus traços baseados na atriz Sigourney Waever, em Alien O Oitavo Passageiro, outro filme de Ridley Scott, de 1979. A personagem teve título próprio entre 1995 e 2005.

View post on imgur.com

View post on imgur.com


2001 – Uma Odisseia no Espaço

A edição nº2, O Monolito Negro, traz uma trama que se constrói ao redor do filme do diretor Stanley Kubrick, baseado em obra do escritor Philip K. Dick. Uma seita acredita que se tratava de uma história real, que o monolito negro surgirá mais uma vez e trará uma nova era para a humanidade, tal como aconteceu com os macacos na obra cinematográfica. O agente Never recebe os rolos originais do filme, enviados por um contrabandista que é assassinado pela seita, que fará tudo para conseguir recuperar a película que poderá expor a fraude do reverendo Hackman.

View post on imgur.com

View post on imgur.com


Pai Mei

Apesar de ter ficado mais conhecido por meio de Kill Bill Parte II, a figura de Pai Mei, mestre de Kung Fu, é meio que um mito oriental, sendo retratado em dezenas de produções cinematográficas daquele lado do planeta. Na edição nº 4, A Ilha da Morte, vemos que o folclórico personagem também foi mestre de Nathan, um exímio lutador de Jeet Kwon Doo, arte marcial de nome bastante semelhante ao Jeet Kune Do, desenvolvida por Bruce Lee.

View post on imgur.com


Operação Dragão

Nas edições nº3 e nº4, Operação Dragão e A Ilha da Morte, um excêntrico bilionário, aos moldes dos vilões de James Bond, se apoderou de uma poderosa arma biológica. Para recuperar o patógeno, o agente Never tem de se inscrever como participante de um torneio de artes marciais organizado pelo vilão em sua ilha particular. É praticamente o mesmo plot do clássico Operação Dragão (Enter The Dragon, 1973) estrelado por Bruce Lee, onde o lutador tem de descobrir um esquema de tráfico de drogas na ilha do sinistro Han enquanto acontece um torneio de artes marciais.

View post on imgur.com


Hardcore – No Submundo do Sexo

Na história Força Invisível, publicada na edição nº 5, Nathan Never é contratado para encontrar a filha de um casal. Seguindo pistas, Never vai parar no submundo dos filmes pornográficos, onde descobre um esquema de produções snuff, onde as atrizes são mortas de verdade. O tema, ambientação e desenvolvimento da trama remetem ao sombrio filme Hardcore – No Submundo do Sexo (Hardcore, 1979), dirigido por Paul Schrader.

View post on imgur.com

View post on imgur.com


A Fúria

No mundo de Nathan Never, existem seres chamados de Mutatis, humanos que passaram por mutações físicas e mentais, sendo excluídos da sociedade e que passam a viver isolados em andares inferiores das cidades. Ainda em Força Invisível, conhecemos Angel, uma garota que possui grandes poderes telecinéticos, tais os que aparecem no filme A Fúria (The Fury, 1978), dirigido por Brian De Palma e estrelado por Kirk Douglas.

View post on imgur.com


Comando Titânio

Terror Abaixo de Zero, história publicada na edição nº 6, se passa em uma estação de mineração localizada no Ártico onde há suspeitas de que os trabalhadores utilizam uma anfetamina proibida chamada Euridal Policlórico para aumentarem o rendimento. Nathan Never se infiltra na equipe de mineradores para investigar as denúncias. Embora na história não apareça nenhum monstro alienígena transmorfo, o clima de isolamento, a procura por um suspeito escondido entre os empregados e os ataques de ursos alterados pela droga constroem um clima que lembra bastante o clássico de terror de John Carpenter, O Enigma do Outro Mundo (The Thing, 1982), mas a grande inspiração mesmo do episódio é o filme Outland: Comando Titânio (Outland, 1981), estrelado por Sean Connery, que interpreta o chefe de segurança de uma empresa de mineração localizada em uma lua de Júpiter. O protagonista descobre que emrpegados estão usando uma droga que os faz trabalhar mais, porém também os enlouquecem. 

View post on imgur.com


Fuga de Nova York

Um ônibus espacial cai dentro da Ilha do Diabo, um local que foi evacuado e isolado da cidade por conta de altas taxas de criminalidade. Quem ficou no lugar foi contaminado por um vírus que provoca mutações celulares. Ninguém pode entrar ou sair do lugar. A Agência Alfa é contratada para resgatar dois tripulantes do ônibus. Uma missão suicida que apenas Nathan Never é capaz de cumprir. Uma cidade isolada pelo governo e habitada por criminosos, onde a fuga é impossível? Mais um filme de John Carpenter, Fuga de Nova York (Escape From New York, 1981), clássico trash de ficção científica obrigatório para qualquer adolescente.

View post on imgur.com


Os Caça-Fantasmas

A nova secretária da Agência Alfa é uma garota simpática que se chama Janine Spengler. Janine Melnitz é o nome da secretária dos Caça-Fantasmas, interpretada por Annie Potts no longa de 1984. Egon Spengler é um dos icônicos membros do grupo, interpretado pelo Harold Ramis.

View post on imgur.com


Rollerball

No futuro o esporte mais popular é o Fightball. Uma espécie de hockey sem gelo, jogado em uma arena circular onde dois times literalmente se digladiam pela posse de um bola esférica. Um esporte tão violento que é normal morrer durante a partida. Na história O Campeão, publicada na edição nº 16, Nathan Never e sua parceira, Legs Weaver, são contratados como guarda-costas da estrela do time que participará da final do campeonato. O Fightball nada mais é que o Rollerbal, como fica claro nas cenas do jogo apresentadas na história. Rollerbal – Os Gladiadores do Futuro (Rollerball, 1975), filme estrelado por James Caan, se passa em um futuro dominado por corporações, onde o violento jogo chamado Rollerball é usado para saciar as massas reforçando a futilidade e a individualidade.

View post on imgur.com


Blade Runner

Em uma das cenas de Blade Runner, o agente Deckard persegue uma replicante em uma rua movimentada. Após ser atingida, ela cai atravessando vidraças de lojas. A cena é homenageada em Sobrevivência Zero, história publicada na edição nº 17. No filme, a replicante tinha uma cobra sintética como bicho de estimação. Note que, no quadrinho, a mulher cai em um viveiro de cobras.

View post on imgur.com

(Obs: esse artigo foi alterado em 18.04.2020, onde “O enigma do outro mundo” foi substituído por “Outland: Comando Titânio” no parágrafo 12)