Entre Umas e Outras – Reminiscências de uma quadrinista independente em Nova York

Durante a década de 1980, Hollywood explorou bastante a figura do yuppie, um tipinho jovem, urbanoide e precocemente bem sucedido. Aqui no DP há um artigo comentando alguns desses filmes, onde alguém sai da sua cidadezinha interiorana e vai tentar a sorte, geralmente em Los Angeles ou Nova York, seguindo o sonho de se tornar um yuppie também. Entre Umas e Outras conta uma história do tipo. Ou quase isso. É sobre uma millennial tentando se tornar “adulta de verdade”, mas desenhando histórias em quadrinhos tipo “festa do peido”.

Em 2007 Julia Wertz resolveu deixar São Francisco, sua cidade natal, e ir para Nova York. Abandonou uma estagnação confortável por novas aventuras etílicas, uma série de subempregos, apartamentos temporários e situações nonsense. Nesta HQ lançada por aqui pela Editora Nemo, Julia conta por ela mesma como foi esse período de sua vida, cheio de ansiedades, mendigos, queijo, garrafas de cerveja, whisky e vinhos baratos, mendigos, dramas familiares, mais mendigos, rotas confusas de metrô e muita autodepreciação.

View post on imgur.com

O estilo cartunesco de Wertz a uma primeira vista parece simplório demais. Algumas perspectivas estranhas nos cenários e hachuras que não fazem nenhum sentido podem causar uma repulsa inicial em consumidores da nona arte mais exigentes, mas o carisma da personagem vence o princípio de rejeição após algumas páginas. Suas tiradas existencialistas preenchidas com ironia e sarcasmo ácidos, estilo de vida desleixado e retratos do cotidiano em Nova York fazem valer a HQ.

Julia combate as decepções e fracassos da vida com muita ironia e a sapiência rara de quem sabe o quanto a vida é, afinal de contas, ridícula e o que mais importa é encher a barriga. Sua história vai de emprego em emprego e de dívida em dívida, entremeadas por pranchetas de desenho, reuniões com amigos nerds em bares e decepções apaziguadas por álcool, pizza, livros, quadrinhos, séries de gosto duvidoso e noites de cinema.

View post on imgur.com

O ritmo da HQ lembra até um pouco a série Master of None (artigo do DP sobre aqui), que também se passa em NY. Mas Wertz, ao contrário do padrão da maioria dos millennials, sabe o que quer profissionalmente, está sempre desenhando e colhendo material para suas histórias, até mesmo quando não parece, e enfim consegue se tornar quadrinista em tempo integral. Esta é a história, com muito bom humor, de o quanto esse reinício foi difícil.

View post on imgur.com

Além de Entre Umas e Outras (indicada ao Eisner Awards), Julia Wertz já lançou The Fart Party volumes 1 e 2 (essas sobre sua vida em São Francisco), The Infinite Wait & Other Stories (também indicada ao Eisner Awards); Drinking at The Movies e Tenements, Towers & Trash: An Unconventional Illustrated History of New York City (um livro ilustrado sobre a história de quarteirões e prédios de Nova York). Também já teve trabalhos publicados nas revistas The New Yorker e NY Magazine. Atualmente ainda reside em Greenpoint, Brooklyn, no mesmo sótão/estúdio que encontra ao final da HQ, com o gato Jack.

View post on imgur.com

Entre Umas e Outras
Autora:
Julia Wertz
Editora: Nemo
Páginas: 208