Jeremy Renner será Doc Holliday em novo filme sobre o lendário pistoleiro

Além de ter se tornado mundialmente conhecido como o Gavião Arqueiro nas produções da Marvel, Jeremy Renner também ingressou, até então, como membro fixo no time do agente secreto Ethan Hunt, nos filmes da franquia Missão: Impossível.

Renner agora está para assumir o papel de John Henry “Doc” Holliday, um ícone do velho oeste que acompanhou Wyatt Earp em um tiroteio no O.K. Corral no território do Arizona em 1881. O filme será baseado em dois livros sobre o pistoleiro: Doc e Epitaph: A novel of the O.K. Corral, escritos por Mary Doria Russell. O filme será uma produção conjunta entre The Combine, de propriedade do ator, e a Palmstar Media.

Já faz tempo que o western deixou de ser um dos principais gêneros de Hollywood, e a situação atual não prevê nenhuma reviravolta. Os Oito Odiados (2015) de Tarantino se arrastou para arrecadar $54 milhões nas bilheterias, contra um custo de $44 milhões. O remake de Sete Homens e um Destino (2016) também não foi muito melhor, conseguindo faturar $93.4 milhões contra um custo de produção de $90 milhões.

Renner ainda terá o desafio de conseguir uma interpretação do Doc melhor que seus antecessores, como Kirk Douglas, Stacey Keach, Dennis Quaid e Val Kilmer. Ao menos o ator já possui alguma experiência no gênero por sua participação em O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford (2007), além de que, nenhum dos filmes anteriores abordou de forma intensa a história do dentista de Atlanta que, diagnosticado com tuberculose e com apenas alguns meses de vida, segundo os médicos, foi para o oeste e se tornou um jogador e pistoleiro temido até morrer aos 36 anos.

Em várias produções, como as da Marvel, o ator demonstrou ser um bom coadjuvante, mas ele já provou que também consegue ser o astro em seus próprios filmes, ainda que sua tentativa de assumir a franquia Bourne não tenha sido comercialmente bem sucedida. Sua indicação ao Oscar de Melhor Ator por Guerra ao Terror (2008), e a indicação por Melhor Ator Coadjuvante em Atração Perigosa (2010) demonstram seu potencial. Por ser baseado em livros biográficos sérios, o Renner terá uma boa chance de atrair a atenção da Academia novamente com seu novo Doc Holliday.