Drácula revive em Castlevania, nova série animada da Netflix

Castlevania é uma franquia de games surgida na década de 80. Narra a história da luta da família Belmont contra Drácula e seu exército de criaturas demoníacas. Começa com um cruzado no século XI e segue até o ano 2030 com os Belmont ainda liderando a luta contra as forças das trevas.

O mundo de Castlevania é bem familiar para jogadores de RPG, fãs de Game of Thrones e de histórias de terror em geral. É um mundo no qual os mitos e as lendas são reais, assustadores e mortais, repleto de vampiros, lobisomens, bruxas, zumbis e monstros marinhos. Um bestiário enorme, juntando criaturas clássicas do cinema, da mitologia e de religiões e tradições diversas.

Criado pela Konami, o negócio deu tão certo que a série já teve 35 jogos lançados em vários consoles diferentes. Se incluir os relançamentos e updates, são 37. Contando com versões para fliperamas, 44 jogos. Praticamente impossível encontrar alguém que passou pela infância e adolescência desde então sem ter conhecido ao menos um deles.

Logo, há tempos os fãs aguardavam uma adaptação para as telas. A julgar pela qualidade dos games que já viraram filme, é até uma sorte que isso nunca tenha acontecido com Castlevania. Lembrando que o Simon Belmont já apareceu no desenho Capitão N, exibido aqui no Brasil pela Rede Globo, mas que bom que você esqueceu completamente disso. Agora, a Netflix anunciou o lançamento para junho de uma série animada.

O produtor Adi Shankar é o verdadeiro responsável pela materialização do projeto. Inicialmente, estava previsto apenas um longa, depois evoluiu para uma trilogia que, após cerca de uma década de desenvolvimento arrastado e confuso, finalmente encontrou a luz, muito graças a sua intervenção. Conhecido por Dredd: O Juiz do Apocalipse (2012), A Perseguição (2011) e O Justiceiro – Roupa Suja (2012), um curta muito comentado do personagem da Marvel. Uma espécie de “É assim que se faz!” estrelado por Thomas Jane, que provou definitivamente que o cara sabe como lidar com adaptações de mídias e anseios de fãs.

Outro sujeito envolvido é o Warren Ellis, um nome de respeito entre os apreciadores de histórias em quadrinhos. Ellis escreveu o roteiro do longa originalmente planejado.

A versão do Drácula é um pouco diferente da que estamos acostumados do cinema e da literatura. Ao mesmo tempo que lembra o Conde hollywoodiano, ele não é o Vlad Tepes romano. Essa versão do Drácula já era uma criatura das trevas séculos antes do Impalador nascer. Seu nome é Mathias Cronqvist, e sua transformação foi um pouco diferente da usual para os vampiros, o que o deixou mais poderoso que outros de sua raça.

Por volta de 1470, ele comanda um exército composto por todo tipo de criatura que você possa imaginar. Sua motivação será revelada no decorrer da série, mas posso adiantar que há um pouco da velha maldade humana envolvida.

Em 1906, Leon Belmont, um famoso cavaleiro da 1ª Cruzada, é traído por seu melhor amigo, acarretando a morte de sua noiva, o surgimento de Drácula e a criação do “Vampire Killer”, o chicote destruidor de monstros que passará por todos os membros do clã.

Após quase 400 anos, em 1476, a família Belmont se encontra em exílio devido ao temor que as pessoas sentem de seus poderes. Mas, quando todas as tentativas de se opor ao Príncipe das Trevas se mostram ineficazes, a Igreja finalmente recorre a eles. Trevor Belmont, o último herdeiro legítimo da família, é o protagonista da série da Netfllix, o único capaz de empunhar o “Vampire Killer”, arma criada por seu ancestral e um alquimista chamado Rinaldo Gandalfi.  O chicote é capaz de destruir praticamente qualquer criatura sobrenatural.

Um outro personagem que aparecerá na série é Adrian Fahrenheit Tepes, o Alucard. Metade humano, metade vampiro, foi protagonista de um dos jogos mais famosos da franquia, o Symphony of the Night. Alucard nasceu por volta de 1450, e cresceu no castelo de Drácula com sua mãe, Lisa, até que seu pai declara guerra contra a humanidade e ele decide se unir a um grupo de caçadores. Por último, teremos Sypha Belnades, uma bruxa que a igreja encontrou vagando por um monastério após ter ficado órfã.

Dois personagens são esperados, mas não confirmados ainda. Um é o Grant DaNasty, Líder de uma milícia de Valáquia. Decidiu lutar contra Drácula após ter sua família assassinada pelo exército das trevas. Em um dos jogos, ele mesmo é transformado em um monstro, até ser libertado por Trevor Belmont. O outro, é a Morte. Ainda não mencionada, mas sua presença é praticamente garantida. Já apareceu em 26 jogos da franquia, usualmente na figura do ceifador.

A primeira temporada estreia em 7 de junho de 2017. Já há uma segunda temporada prevista para 2018.