Sangue Jovem – Máfia russa e criminosos australianos

É recomendável ficar atento ao que os australianos produzem. Mesmo quando emulam o cinema Hollywoodiano conseguem um resultado superior aos blockbusters genéricos que são usados como iscas para levar as massas ao cinema. Sangue Jovem, apesar de alguns clichês, tem mais qualidade que a maior parte da franquia Velozes e Furiosos.

A história se apresenta inicialmente como um drama de presídio para depois se tornar um filme de assalto focado na ação. Começamos em uma prisão onde JR (Brenton Thwaites), um garoto de 19 anos, está dando entrada para cumprir seis meses, com perspectiva de ser libertado na metade do tempo. Não sabemos o que ele fez, mas deduzimos pela pena que se trata de réu primário pego em algum ato de menor potencial ofensivo. Sozinho e um pouco confuso, o jovem tenta se integrar à rotina da cadeia, observando e ponderando possíveis grupos com os quais possa se integrar.

View post on imgur.com

No pátio, se identifica com Brendan Lynch (Ewan McGregor), um dos figurões do lugar. Os dois tem em comum a paixão pelo jogo de xadrez, no qual JR se revela uma espécie de gênio. O parceiro de cela de JR, alguém da mesma faixa etária dele, vêm sendo abusado sexualmente por um grupo da cadeia. Uma tentativa de ajuda leva a um desfecho trágico e ele se torna o próximo alvo do grupo, mas Lynch oferece um acordo para sua salvação.

O que aparentava ser um filme de presídio começa a evoluir para outro gênero quando o protagonista ganha liberdade após cerca de 20 minutos. Seguindo as instruções de Lynch, ele se apresenta a um figurão da máfia russa, que o integra a sua equipe e fornece meios para a libertação de Brendan. A partir de então, será traçado um plano audacioso para roubar uma grande quantidade de ouro de uma fundição, algumas coisas darão errado durante o golpe, haverá um traidor envolvido, um amor proibido e juramentos de vingança.

View post on imgur.com

Quem assina a direção e o roteiro de Sangue Jovem é Julius Avery, marcando sua estreia em um longa-metragem. No elenco o rosto mais conhecido é o de Ewan McGregor, no papel de um ladrão veterano, perito em armas, com senso de justiça próprio, que se torna o mentor de JR no mundo do crime. O roteiro é baseado na vida de um ladrão de bancos chamado Brenden Abbott, que adotou como aprendiz Brendan Berichon.

Talvez uma das mensagens que Sangue Jovem tenta passar seja o da desastrada ideia de misturar jovens presos por delitos menores com criminosos profissionais, devolvendo à sociedade um criminoso com melhor formação ao invés de um cidadão arrependido e recuperado.

View post on imgur.com

A colagem de imagens que JR carrega sempre consigo indica alguém que sonha em superar um passado difícil, em ser alguém bem sucedido, com família e posses. Praticamente nada é dito sobre seu passado, mas dá para deduzir que vem de uma família desestruturada. O roteiro constrói a ideia de que ele não tem muita escolha e então, quando vê o universo de ostentação do sofisticado mundo do crime, com carros, mulheres e casas enormes, segue em frente sem pensar demais.

Avery é fã declarado de Michael Mann. Logo, a colagem de imagens de JR remete à que o personagem de James Caan tinha em Profissão: Ladrão (Thief, 1981), primeiro longa de Mann. Isso também explica o estilo realístico que o diretor emprega em Sangue Jovem, incluindo cenas de ação críveis.

View post on imgur.com

Brendan Lynch faz o tipo que tem um código de conduta rígido, sendo responsável pelos momentos mais pesados e tensos do filme, quando tem de punir alguém, por exemplo. Em termos de violência gráfica e psicológica os australianos não costumam suavizar como Hollywood, fazendo cortes rápidos e câmera tremida. Lynch não hesita nem em se livrar de antigos parceiros por esconderem fatos do passado ou ainda bater em mulheres. Logo se forma um ponto de ruptura entre mestre e pupilo.

JR se apaixona por uma striper da boate do anfitrião mafioso, uma imigrante ilegal chamada Tasha, interpretada por uma Alicia Vikander pré-Ava, a inteligência artificial de Ex-Machina: Instinto Artificial (Ex Machina, 2014) e antes da grande exposição que ela teve graças ao remake da heroína dos games, Tomb Raider: A Origem (Tomb Raider, 2018). Lynch se opõe ao relacionamento por razões práticas e a mulher se torna um obstáculo entre eles.

View post on imgur.com

A atuação de Thwaites é caricata. O ator repete os mesmo gestos e expressões, especialmente a boca aberta com semblante de menino perdido. Não convence como gênio do xadrez e suas estratégias no mundo do crime continuam amadoras, seu personagem não evolui. Sendo assim, a interpretação de McGregor como o vilão, um papel que não o é comum, se torna o melhor elemento da obra.

View post on imgur.com

Certamente Sangue Jovem não se tornará um clássico do gênero assalto/ação, mas possui um roteiro acima da média, bem desenvolvido durante a maior parte. Mesmo perdendo originalidade e fôlego em seus atos finais, não cede aos maneirismos e afetações do cinema americano atual, com personagens em proezas sobre humanas enquanto fazem piadas cretinas.

View post on imgur.com

Sangue Jovem (Son of a Gun, 2014)
Gênero: ação/crime/drama
Diretor: Julius Avery
Duração: 1h48min